sexta-feira, 29 de maio de 2015

Projeto - Brincando de fazer Poesia


Tema: Brincando de fazer Poesia
Público alvo: 4º ano Ensino Fundamental I
Cronograma: 4 semanas, sendo 3 dias na semana, com 2 aulas por dia.

Justificativa:
A professora, ao levar seus alunos para um estudo na biblioteca, percebeu o interesse deles pelos livros de poesia infantil, sabendo da dificuldade de escrita e a falta de interesse pela leitura decidiu trabalhar a poesia, para estimular os alunos a expressão e o desenvolvimento de textos, inspirados em autores brasileiros para o público infantil, fazendo uso correto de sinais de pontuação para dar sentido as frases construídas. Em sua obra “Criação e imaginação”, Vygotsky afirma que é a atividade criadora que faz do homem um ser que se volta para o futuro, erigindo-o e modificando o seu presente. De maneira geral, o segundo ciclo deve caracterizar-se por possibilitar ao aluno, de um lado, maior autonomia na realização de atividades que envolvam conteúdos desenvolvidos no ciclo anterior, e, de outro, por introduzir o trabalho com novos e diferentes aspectos relacionados aos usos e formas da língua. Nesse caso, o grau de autonomia na realização da atividade pode ainda ser pequeno, requerendo a colaboração de outros ou o monitoramento do professor. Tendo como base os objetivos propostos, dos conteúdos gerais do ciclo pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. (PCN vol. 2,1997. P.80 e 82).
Objetivo geral:
Estimular o hábito e o gosto pela leitura e a construção de textos, ampliar o vocabulário, desenvolver a capacidade de criar e despertar a habilidade de pensar, refletir e expor seus sentimentos através da poesia.
Objetivos específicos:
Desenvolver o gosto pela leitura.
Desenvolver a oralidade.
Aprimorar a escrita na construção de textos.
Ler, interpretar e apreciar poesias.
Conhecer poesias infantis, e autores brasileiros.
Identificar estrofes, rimas e suas regras. 
Realizar pesquisas.
Aprender as regras de pontuação.
Despertar o interesse pela natureza.
Aprimorar a criatividade e a imaginação.
Metodologia.
Ida à biblioteca da escola para escolher livros de poesias infantis, a professora e os alunos farão leitura de algumas poesias e discutirão o assunto.
 Roda de conversa sobre o tema.
 Compor poesias, e fazer ilustrações. Assistir “os vídeos com as poesias: ou isto, ou aquilo de Cecília Meireles e mais respeito eu sou criança, de Pedro Bandeira”.
Leitura do livro da autora Cecília Meireles, intitulado “ou isto ou aquilo” Editora nova fronteira.
Os alunos farão a escolha de uma poesia com objetivo de ler e reconhecer nela versos e estrofes.
Pesquisa em grupo na biblioteca sobre diversos autores brasileiros de poesia infantil e fazer anotações sobre os autores pesquisados: Bibliografia
Interpretação de textos identificando neles regras e sinais de pontuação.
Proporcionar aos alunos um passeio no jardim da escola, com objetivo de: observar a natureza e fazer anotações de algo que lhes chamem atenção para ter inspiração na construção da poesia.
Jogos de palavras: Um aluno colocará palavras na lousa e os outros escolherão as que rimam e formarão frases
Produção de textos para confeccionar a poesia.
Elaborar convites para os familiares
Criar um livro de poesias, contendo uma poesia de cada aluno e uma ilustração.
No dia da família terá uma apresentação aos familiares, onde os alunos recitaram a sua poesia e depois darão autógrafos no livro confeccionado para a família.
Avaliação
Avaliação é continua do começo ao final do projeto, tendo como critérios avaliativos: o desenvolvimento, a criatividade, a participação e a desenvoltura do aluno
Produto final.
Um livro de poesias infantis criado pelos alunos com suas próprias poesias e ilustrações.

Referencia bibliográficas.
http://www.youtube.com/watch?v=b93ZBBJBz2U      vídeo da poesia ou isto, ou aquilo, Cecília Meireles. Acesso 31/03/14 às 14h58min
http://www.youtube.com/watch?v=D2ZG2ccuWUo   vídeo, mais respeito eu sou criança. Acesso 31/03/14 as 15h01min
Haydt, Regina Célia Cazaux
Curso de didática geral/ Regina Célia Cazaux Haydt- 8 ed.-São Paulo: Átca, 2006
Meireles,Cecília Ou isto ou Aquilo:Rio de janeiro:Editora Nova Fronteira S.A,1990 

CRIATIVIDADE – WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE 

pt.wikipedia.org/wiki/Criatividade acesso 01/04/2014 as21:17

LÍNGUA PORTUGUESA - MEC - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 

 portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf‎ acesso 02/04/2014 as18:34
http://extensao.cederj.edu.br/material_didatico/ied01/arqs/atvf_projetoLea.pdf
"A poesia é a música da alma, e, sobretudo, de almas grandes e sentimentais." (Voltaire)

Nenhum comentário:

Postar um comentário